domingo, 26 de outubro de 2008

Tivoli Parque da Lagoa Rodrigo de Freitas

Entrada do Tivoli Parque da Lagoa na década de 70



Tivoli Parque é o parque de diversões mais antigo do mundo em funcionamento. Fica na bela Copenhagem, capital do Reino da Dinamarca.



Mas para nós cariocas Tivoli Parque tem outro significado. Trata-se do parque de diversões instalado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro na década de 70 e removido em meados dos anos 90.



Em matéria de beleza nem chegava perto do original Tivoli Parque de Copenhagem, mas em matéria de diversão era imbatível.

Foi construido inicio dos anos 70 pelo italiano Oralndo Orfei à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas num terreno de concessão da prefeitura.


Moderno para a época, foi uma febre durante mais de 20 anos. Até que em meados dos anos 90, na primeira gestão do prefeito Cesar Maia, a prefeitura despejou o parque e lá construiu uma área de lazer, com ciclovia e quiosques. O local é chamado atualmente de Parque dos Patins. O equipamento do Tivoli foi todo embarcado em caminhões e levado do local.



Nem todo mundo lembra, mas nos anos 90 ocorreram sucessivos acidentes no parque, alguns com vítimas fatais, o que foi amplamente noticiado na imprensa e certamente contribuiu para a retirada do parque.







Muitas das atrações do Tivoli Park foram removidas para o Luna Park em Nova Iguaçu, também de propriedade Orlando Orfei. Este é o caso do Rotor, da Montanha Espacial (montanha russa amarela, com looping), do Sputinik (aviõezinhos fantásticos!), do Amor Expresso (music express) e bicho da seda, sem contar o tobogã, o Trem-fantasma, o bate-bate grande os bate-bates de criança, com carrinhos pequenos e motinhos. Algumas atrações ficaram simplesmente desmontadas durante anos.




Anos depois a montanha russa branca chamada de Ziklon (a sem looping - na minha modesta opinião a melhor) foi para o parque Mirabilândia, em Recife. O Amor Expresso está atualmente num parque móvel chamado Playcity. A Roda Gigante, o Bate-bate adulto e o Sky Flyer foram para o Beto Carrero World.





Para lembrar e morrer de saudades:


- Ao lado do trem fantasma havia uma atração chamada Casa das Bruscas (isso mesmo, estava escrito "Bruscas" e não bruxas). Não me perguntem o por que desse nome eu era apenas uma criança e nunca entendi também.


- Na entrada do parque, do lado de fora, sempre tinha uma bandinha tocando animadas músicas de circo. Era ótimo!


- Os carrinhos do trem fantasma tinham na frente caras assustadoras e na parte de trás um bumbum engraçado.


- A montanha russa branca (que não tinha looping) vivia sendo montada e desmontada. Era comum ir ao parque e se deparar com um vazio no lugar onde ela ficava. Vivia desligada também. Uma pena.



- A atração Pista Veloz era só para crianças grandes. As crianças menores ficavam só olhando morrendo de vontade. Era uma pista de corrida oval com carrinhos bate bate que andavam bem rápido mesmo. Eu só pude ir uma vez, na última vez que estive no parque em 1989 pois já tinha 11 anos!



- Quando a Montanha Russa Espacial chegou ao parque era o principal assunto nas escolas da cidade. Todos se perguntavam: Você já andou no Looping? Quantas vezes você já andou? Era a única montanha russa no Brasil que virava de cabeça pra baixo duas vezes e andava a 90km/h (o que era muito para uma época em que a velocidade máxima permitida nas estradas era de 80km/h.



- Logo na entrada (na parte de dentro) do parque havia fraldário, berçário, ponto de encontro, uma máquina para medir a força do soco e outra pra medir a força do chute. Havia também uma barraquinha com bonecos de palhaços com a boca aberta para atirar com pistolas d'agua dentro da boca deles. A água acionava um mecanismo que enchia umas bolas. O primeiro a esplodir a bola ganhava um prémio.





- Ao lado da Casa das Bruscas tinha a temível Conga. O ingresso era comprado em separado e era sempre inútil comprar a entrada por que quando a conga arrebentava a corrente todo mundo fugia correndo e saia do brinquedo com medo. Eu sempre fugia!



- Os brinquedos, em sua maioria tinham cinto de segurança abdominal (iguais aos carros da época), mas ninguém usava (assim como trânsito, ná época, ninguém usava cinto nos automôveis).




Dizem que os anos 80 foi a década perdida para o Brasil, pode ser que sim. Mas pelo menos nós nos divertimos à beça!




Que saudades do velho Tivoli.




















25 comentários:

Unknown disse...

Puxa, Diogo!
Quase chorei ao lembrar o Tivoli. Meu falecido pai sempre me levava lá e passei boa parte da minha infância ali.
Também não sei porque o Castelo das Bruscas se chamava assim, mas lembro que morria de curiosidade de entrar e não tinha idade.
Nunca via a Conga porque morria de medo!hahahahaha
Parabéns pelo blog.
Beijos!

Anônimo disse...

Nossa, muito legal o seu blog!
Adorava o Amor expresso... Era engracado ver as pessoas tentando naum ser esmagadas quando eram empurradas para uma das portas do carrinho, enquanto outras tentavam se abracar e/ou se beijar de uma forma meio atrapalhada, porque o carrinho andava rapido e as vezes dava uns solavancos. A sensacao era emocionante e ao mesmo tempo divertida!
Pena ter acabado. Mas, obrigada por me fazer reviver estas memorias!
Parabens!!!

duli;Juliana Maldonado disse...

diogo deleuzes, rsrsr. o que não é a web? Te achei aqui. pois é a Juliana sua vizinha, amiga da Bruna que namorava o TITI.Que morava no consultório lembra?
bom, fica meu email aí:
maldonado.juliana@gmail.com. tem facebook?
se tiver :juh maldonado

Josete disse...

Poxa, uma das maiores frustações da minha vida, foi não ter conheçido o Tívoli, talvez fosse a condição financeira da família que era baixa. Quando eu começei caminhar com minhas próprias pernas o Tívoli foi detonado. Tenho esperança que um dia no Rio surja um parque com a mesma proporção do Tívoli, se isso não acontecer, o jeito vai ser viajar pra Sampa e conheçer o Playcenter.

Anônimo disse...

Visitei o Tivoli já iniciando a sua desmontagem, e lá tirei várias fotos dos brinquedos na época, e sou colecionador de fotos deste tipo.
Parabéns pela lembrança desde parque.

Lucaz Ferraz disse...

Olá, Diogo.

Parabéns pelo texto. Fiquei emocionado lembrando do Tivoli. Algumas das fotos que você usou são minhas (as do CoasterZ.tk, meu antigo site). Fico feliz de ajudar a divulgar o parque.
Existe um Sputnik igual ao do Tivoli num parque chamado Nicolandia, em Brasilia. Vale a pena ir lá conferir.
Abraços,
Lucaz (lucaz@cbmr.com.br)

Simone disse...

Eu lembro do Trem Fantasma do Tivoli, eu gritava taaaaaaanto. Mas, era muito legal.

Na montanha Russa nunca tive coragem de ir. Mas, ia na roda gigante, auto-pista. Eu digo que, graças a Deus, eu tive uma boa infância. Não era rica, nem pobre. Era classe média, como todo mundo normal que quer ser feliz deveria querer ser.

Uma coisa interessante: O parque funcionava aos sábados e domingos para os cariocas e de segunda a sexta para turistas de outros países em férias.

Não se tinha tanto preconceito contra pessoas de outros estados ou outros países.

Em São Paulo, o Playcenter ainda está em atividade.

As autoridades e os religiosos ficam com medo de fazer parque temáticos, achando que as pessoas vão ficar a vida toda brincando, se distraindo e não vão trabalhar por causa disso.

Mas, não tem nada a ver. A pessoa pode trabalhar de segunda a sexta e nos finais de semana ir para o parque de diversões se distrair.

E segunda a sexta, fica o dia de visitas para turistas em férias, principalmente em junho e julho e dezembro no Brasil.

Não entendo a razão de bloquearem isso. Independente do mundo acabar ou não.

Anônimo disse...

Oi:

Bacana o blog!
Esse parque aí marcou mesmo...
Imagino que eu renha ido uma vez só no tal parque - apesar de ter vivido no Rio bastante tempo; resido na capital gaúcha desde meados dos anos 90 (época que o parque foi desativado!)...
Aquele Cinema tipo DRIVE-IN ainda existe? Junto ao RESUMO DA ÓPERA/GATTOPARDO...
Nunca mais voltei ao Rio e tenho até curiosidades de ver alguns locais.
Sei que no tal parque houve alguns incidentes também: no Rio, raro não haver.

Abraços,
Rodrigo O Rosa

http://rodrigo-arte.blogspot.com/

nandajudoca disse...

Pena que a prefeitura acabou com o parque, tudo por $, com certeza. Àrea nobre, eles iam querer um parque ali, é zona sul! Hipocrisia. Lá era tao bom!

Anônimo disse...

Po! E os tequinhos que a gente fazia pra levar pro tivoli? Voce tinha um com polvora!!! Hahhaahahaha! Abraco Diogo!

Fantastico o seu artigo!

Bruno Goma

Diogo Deleuze disse...

Abafa o caso dos tequinhos Bruno! ahahahahahah
Um grande abraço!

Raphaella disse...

to morrendo de rir aqui com a conga!! nossaaaa nunca mais esqueci do susto q me deu!!!

David Avelar disse...

Parabéns Diogo.
Meu nome é David Avelar e sou assessor de imprensa de Orlando Orfei, um dos primeiros funcionários do Tivoli desde sua inauguração até ir para o Ciro em 1974. Vc foi impecável da descrição dos brinquedos, inclusiva a "máquina de soco". Tivemos 3 acidentes sérios no Tivoli. Um na montanha russa Ziklon que realmente era a melhor, onde houve um choque de dois carrinhos provocando paralisia num jovem. O outro no ziper, onde uma jovem caiu. E o mais comentado um suposto estupro no Castelo das Bruxas (o nome veio errado mesmo).
Um abraço.
David Avelar
http://orlandorfei.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Excelente texto, excelente lembrança. Os anos 80 foram a melhor época, pois juntaram o romantismo e a ingenuidade de antigamente com a tecnologia. Hoje temos muita tecnologia, mas falta romantismo.

Diogo Deleuze disse...

Obrigado a todos que viram e comentaram o meu humilde blog. É pobrezinho de recursos mas é feito com carinho.

carioca disse...


Hoje, relembrando o passado através da internet, me deparei com o seu blog, o qual me levou ao Tivoli Parque na década de 70.
Parabéns pelas suas fotos e também esclarecimentos. Era frequentador assíduo do parque, quase todos os finais de semana eatava eu lá com minha esposa e filhos. Era um dos mais esperados passeios das crianças, aonde passàva-mos um domingo feliz.
Certa vez aconteceu um acidente na montanha russa com minha esposa e uma de minhas sobrinhas, no qual o carrinho despencou lá de cima e foi o maior alvorôço,o maior corre-corre da parte dos funcionários do parque para o atendimento das mesmas e interná-las em uma clínica particular.
Fui obrigado à processá-los para
que eles arcassem com as despesas
hospitalares. O tempo passou, as crianças cresceram, nos mudamos para a Bahia e a vida continuou.
Mas foi muito bom ter achado o seu blog e recordado esse tempo.
Parabéns, e a partir de agora
procurarei acessar sempre o seu site.

Abraços

GILSON PEREIRA DA SILVA

Rafa disse...

TIVOLI FOI O UNICO PARQUE DO BRASIL Q ACHO Q TEVE UM ZIPPER. PENA Q NUNCA FOI COMUM NOS PARQUES AKI DO BRASIL.

Unknown disse...

Querido Deleuze,
Peguei seu texto do Tivoli para encaminhar a uma amiga aqui de SP que, assim como eu, é carioca e foi embalada por lembranças do Tivoli... Aí não resisti e li de novo. Que delícia!
Beijoooo

Thiago Vieira disse...

O drive in cinema acabou, virou a pista de pouso e decolagem de helicópteros do Gmar, para salvamento em praias.
Gattopardo também fechou já, virou cine lagoon (em frente ao campo do cr flamengo)

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem sobre o Tivoli. Emocionante. Vc conseguiu transmitir bem o que as crianças da época sentiam no lugar. Obrigada!

Taty Star disse...

Sou parqueira e corro atrás de tudo quanto é matéria sobre esses locais, e em alguns eu já fui, porém nesse Tivoli eu só ouvi falar, mas nunca cheguei a ir (pudera, nunca fui ao RJ já maior). Desse acidente aí que o rapaz falou, em que o carro despencou dos trilhos eu nunca soube também, só li o do zipper e o estupro no castelo das bruxas (mas esse, como disseram aí, foi apenas suposto).

Taty Star disse...

Alguém tem mais fotos e vídeos desse parque, desde o princípio dele até o último dia e todas as atrações que entraram durante as 3 décadas? Please, gostaria de ver e peço permissão para salvar as fotos (se possível, pois às vezes, dependendo do site, são protegidas) e postá-las no meu álbum de parques no Face, valeu!

Unknown disse...

FANTÁSTICAS ESTAS FOTOS! Lembro-me como se fosse hoje! agora, peço para que tiver que poste também do outro parque que tinha proximo ao clube militar, chamado de "mafuá da lagoa" onde tinha uma roda gigante ( que saiu do eixo! ) e uma pista de carros veloz que funcionavam com motor a combustão...
Daí a minha dúvida: o tobogã era realmente no Tivoli ou lá? tem uma foto na internet que aparece o Cristo ao lado direito... meia desfocada http://www.gonzalezleiloeiro.com.br/peca.asp?ID=1628249

Novos Usos disse...

Tenho uma pipoqueira a ficha que foi do Tivoli...

Rio anos 80 disse...

Tudo era maravilhoso.
Tudo era calmo.
Todos(as) eram bem educados(as).


Posso mandar outros comentários do rio anos 80 através deste blog ?